PROGRAMAÇÃO DO DIA 12 DE MARÇO



 

                              PROGRAMAÇÃO DO DIA 12 DE MARÇO DE 2016-NASCIC

JUSTIFICATIVA

Nos princípios filosóficos do Colégio Imaculada Conceição, destacamos: Promover um processo educativo humanizado, fundamentado na vivência cristã e fortalecido pela espiritualidade vicentina, preparando o educando para atuar no mundo como agente transformador da realidade social e multiplicador da ação vicentina, anunciando o Jesus Cristo Libertador. Daí surge o seguinte questionamento:  como tem entrado em nossa práxis a ideia de preparar o educando para atuar no mundo como agente transformador da realidade social e multiplicador da ação vicentina? É do conhecimento de todos nós a atitude do nosso ex-aluno, Pedro, ao acolher um colega e oferecer-lhe acompanhamento nos estudos e na vida. Isso nos revela que a semente lançada não ficou esquecida.

            O cenário mundial nos propõe muitas reflexões e talvez, a mais tangente seja o cuidado com o Planeta. As catástrofes ocorridas não podem ser vistas como algo isolado, elas são frutos “da lógica do descartável que justifica todo tipo de descarte, ambiental ou humano que seja, que trata o outro e a natureza como simples objeto”.

Precisamos compreender que tudo está estreitamente interligado no mundo, não podemos sacudir os ombros e dizer: eu não tenho nada com isso!

            Partindo dessas considerações acreditamos que, por meio de nossos planejamentos, poderemos estimular os alunos para mudança de hábitos e atitudes com o planeta e com todos os seres que aqui vivem. Primeiramente teremos como documento base para os nossos estudos a Encíclica do Papa, Laudato si, Louvado sejas. Na sequência da proposta, vamos conhecer Por um mundo mais bacana, Projeto elaborado pela equipe educativa da Educação Infantil e Ensino fundamental I que se torna projeto de toda a escola.

            É possível estabelecer relações pautadas no respeito, na cooperação, na solidariedade, na compaixão (sofrer com).

            É possível dar ao conhecimento o seu verdadeiro status, ferramenta de progresso humano e social. Trabalharemos: com a curiosidade dos alunos [...] esta curiosidade deverá nos dar a coragem para percorrer caminhos novos, com a análise crítica, [...] será isto verdade? , com a imaginação criativa [...] proclamar a boa nova para os pobres, [...] com a ideia de que somos vasos de argila, não perder de vista que cada um de nós possui dons, talentos e forças, cada um de nós tem seus limites, seus defeitos e suas fraquezas. Somos ao mesmo tempo grandes e pequenos, capacidade de sonhar um mundo melhor, entender que a nossa pequena contribuição é muito significante no contexto global.

Diante do exposto, segue programação para o dia 12 de março de 2016, sábado letivo na escola.

 

                                             EDUCAÇÃO INFANTIL

 

Minimaternal, Maternal e 1º Período:  Apresentação Musical, com acompanhamento  da professora Mara ao violão.

                                               Exposição de Trabalhos de colagem e pintura.

2º Período: Apresentação Musical                                            

                                              Exposição de Trabalhos de Arte com sucata.

Exibição do Vídeo: “A vida de Santa Luisa de Marillac”, encenado pelos alunos da Educação Infantil, do Colégio Imaculada Conceição.

 

 

 

                                         ENSINO FUNDAMENTAL I

                                Atividade: III Mostra  Artístico  Cultural

9h : abertura e início das apresentações artísticas dos 5ºse  4ºs Anos.

Local Auditório do CIC

DESCRIÇÃO DOS TRABALHOS AO LONGO DA SEMANA

S Anos: Cada aluno deverá contar a história “Por um mundo mais bacana”,de Lúcia Reis, pra um idoso da família ou da sua vizinhança .Em seguida, pedirá a ele para registrar uma ideia para tornar o mundo mais bacana, depois, o aluno ilustrará essa ideia.

s Anos: Produzir um desenho com uma mensagem de esperança (em duas vias) para ser dado a uma criança doente hospitalizada na Santa Casa de Misericórdia, de Barbacena.

s Anos: Produzir um desenho com uma mensagem de esperança (em duas vias) para ser dado a um adulto  doente hospitalizado na Santa Casa de Misericórdia, de Barbacena.

s Anos: Dramatizar a história “ Por um mundo mais bacana” , de Lúcia Reis, para os 1ºs Anos  da Escola Padre Mestre Correia, no Auditório do CIC.

s Anos: Realizar a apresentação de uma música para os alunos com necessidades especiais do ISAB.

 

 

 

 

ENSINO FUNDAMENTAL II  e MÉDIO

TRABALHOS  MULTIDISCIPLINARES

Orientações preliminares:

Os alunos serão recebidos em sala e, em seguida, com o professor do primeiro horário, encaminhar-se-ão para o palco.

Abertura 7 horas, no Teatro do CIC - Tema: Fazer a diferença no mundo: A coragem de Santa Luisa de Marillac e Irmã Paula no enfrentamento das necessidades de seu tempo. Convite à participação do Projeto POR UM MUNDO MAIS BACANA.

 Responsável: Pastoral

TURMAS

                          ASSUNTOS

RESPONSÁVEIS

6º1/2

ÁGUA, FONTE DE VIDA

 

BIANCA (1)/REGINA(2)

7º1/2

PROJETO COM-VIDA

 

CARMEN(1)/ADRIANA(2)

8º1/2

TERRA, CASA QUE MERECE CUIDADO

 

ELISIANE(1)/GIOVANA(2)

9º1/2

MEIO AMBIENTE, BEM COLETIVO

 

VICTOR(1) /GISELLE(2)

1º ANO

MUDANÇAS CLIMÁTICAS E DOENÇAS RELACIONADAS

 

DANIEL /VICTOR(PROPOSTA DE REDAÇÃO)

2º ANO

O MERCADO, POR SI MESMO, NÃO GARANTE O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL NEM A INCLUSÃO SOCIAL

VAGNER, NALBERTO WELLINGTON

       (DEBATE)

3º ANO

ELEMENTOS DO PLANETA TERRA QUE ESTÃO NA CONSTITUIÇÃO DO NOSSO CORPO

( ESTUDOS DE QUÍMICA)

FRANCIELLE,JEFFERSON GUILHERME

 

 

                                                                   ORIENTAÇÕES:

Os trabalhos serão elaborados juntos, porém cada professor ficará com a turma definida no cronograma. Eles ocorrerão nos três primeiros momentos, após o recreio, seguiremos o horário normal da quinta-feira.

O texto sobre a Encíclica foi enviado por e-mail, há material na coordenação e estamos à disposição dos senhores para ajudá-los em tudo o que for preciso.

Salas onde podemos usar multimídia sem problemas ( 01,03,05,06,07,08,09,10,12,13) Sala de informática, sala de vídeo.

OS 4ºS, 5ºS E 6ºS HORÁRIOS OCORRERÃO NORMALMENTE NA SEQUÊNCIA DE QUINTA-FEIRA.