MINIONU 2015



O MINIONU é um projeto realizado pelo Departamento de Relações Internacionais da PUC Minas que objetiva levar temas internacionais aos alunos do ensino médio. Ele insere-se no conjunto de simulações das Nações Unidas em todo mundo. É um projeto pedagógico com concepção abrangente de aprendizado.

O evento está em sua 16ª edição (http://www.ri.pucminas.br/minionu/index_atual.php) e já é reconhecido em todo o Brasil, principalmente no contexto das melhores Instituições de Ensino do país, como o maior modelo intercolegial das Nações Unidas na América Latina e uma das melhores formas de levar o jovem à construção de uma cidadania ativa e ao desenvolvimento da Arte da Diplomacia.

Nas reuniões, que se baseiam na construção de modelos dos comitês da verdadeira ONU, os alunos têm contato com os diversos assuntos da política e da economia mundial, exercitando, desenvolvendo, e colocando em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Além de conhecerem o ambiente acadêmico e terem contato com professores e estudantes universitários, desenvolvendo, através da prática do diálogo e dos debates, seu crescimento autônomo, a experiência apresentará aos educandos uma proposta pragmática do ensino.

Na edição desse ano, que ocorrerá entre os dias 10 a 13 de outubro, na PUC/Minas, o Colégio Imaculada será representado por 17 alunos distribuído em 14 Comitês. Dentre os temas que serão debatidos pelos alunos do CIC podemos destacar: ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados), AGNU ( Assembleia Geral das Nações Unidas de 2011 e 2030), C-34 (Comitê Especial sobre Operações de Manutenção da Paz – 2010), CSNU (Conselho de Segurança das Nações Unidas de 2015), INTERPOL (Organização Internacional de Polícia Criminal de 2015), OMC (Organização Mundial do Comércio – Rodada de Doha de 2015), ONU MULHERES (Entidade das Nações Unidas para Igualdade de Gênero e Empoderamento das Mulheres de 2020), RIO+20 (Conferência das Nações Unidas sobre o desenvolvimento Sustentável – 2012), UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – 2015), UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime – 2015), TPIR (Tribunal Penal Internacional para Ruanda de 1994) e PRIMAL TIMES (Jornal).

A preparação para o evento acontece desde o início do ano letivo. Sob a supervisão da coordenação e orientação do professor Wellington (mediador do CIC para o projeto MINIONU), os alunos conheceram a proposta deste ano, os temas para os quais deveriam se preparar e vivenciar a fundo a realidade do cenário político, econômico e social, à luz dos preceitos da ONU.