Semeia, semeador!



Semeia, semeador!

 

Um semeador saiu a semear... “Mateus – 13”.

O que a mão direita faz... a esquerda não precisa saber!!! “Mateus – 6”

O amor é sempre paciente e generoso; nunca é invejoso:

O amor nunca é prepotente nem orgulhoso;

Não é rude nem egoísta; “Coríntios 13:4-7”

A caridade vem do coração puro; “Timóteo 1:5”

 

Os ditos acima nos fazem pensar nas cinco virtudes da espiritualidade vicentina: simplicidade, humildade, mansidão, mortificação e zelo apostólico. Há uma veia condutora nessas virtudes, o amor. Sim, é o amor que deve nos direcionar na educação vicentina, pois nenhum ato educativo está livre de obstáculos.

É preciso acreditar naquelas pequenas criaturas que chegam curiosas...

E o semeador saiu a semear...

É preciso falar da compaixão e do conhecimento; do amor ao próximo e das células; da tolerância e das guerras que marcaram a história da humanidade; da arte, da beleza e estética da vida; da acolhida e dos espaços geográficos e seus continentes; dos números... Ah! Os números com infinitas possibilidades e combinações. É preciso ensinar os poemas, os textos  e a linguagem que magicamente aproxima os interlocutores.

E o semeador saiu a semear...

Quantas sementes são lançadas no dia a dia da sala de aula e nas vivências dentro da escola!

Com o coração cheio de alegria, participamos da ação de nosso ex- aluno, Pedro Rivelli. Voltar os olhos para trás e acolher alguém para ajudar na caminhada é ser vicentino. Foi assim que esse aluno procurou a Professora Giovana, que atua no Colégio Imaculada Conceição, e pediu que  ela lhe  indicasse um aluno para que ele pudesse acompanhá-lo ao longo de sua trajetória estudantil. Foi um momento de júbilo para todos: a família do aluno, que reconheceu o grande valor dessa iniciativa; o aluno, que se viu mais fortalecido diante dos enfrentamentos do aprendizado das diversas Disciplinas e a escola, ao perceber que as sementes lançadas deram frutos. Pensamos também na família de Pedro, experiência e exemplos fundamentais na sua formação.

O encontro dos dois se deu de forma bem simples e acolhedora, Pedro entregou ao colega um livro e seu notebook, sinalizando a importância da busca, da leitura e do compromisso com os estudos e a boa formação acadêmica. Falou de sua trajetória, das dificuldades enfrentadas, mas realçou a fé, as possibilidades e a luta que podemos vencer quando persistimos.

Em seu discurso de formatura há a seguinte frase: se conseguimos ver mais longe hoje, foi por estar de pé sobre ombros de gigantes (Isaac Newton). Podemos dizer que a ação cuidadora nos coloca de pé sobre os ombros do gigante da caridade, São Vicente de Paulo. A atitude caridosa faz com que nosso coração transborde de bons sentimentos por todas as pessoas.

O ato da doação incrivelmente não diminui em nós o bem doado, ao contrário, aumenta. Semeia, semeador!

 

 

 

Luzia Neves Santana  – Coordenadora Pedagógica.